Postagens

Filme do Dia: O Medo (1954), Roberto Rossellini

Imagem
O Medo ( La Paura , Al.Ocidental/ Itália, 1954). Direção: Roberto Rossellini. Rot. Adaptado: Sergio Amidei, Roberto Rossellini & Franz Von Treuberg, baseado no romance Angst , de Stefan Zweig. Fotografia: Carlo Carllini & Heinz Schnackertz. Música: Renzo Rossellini. Montagem: Jolanda Benvenuti & Walter Boos. Com: Ingrid Bergman, Mathias Wieman, Renate Mannhardt, Kurt Kreuger, Elise Aulinger, Steffie Struck, Elise Aulinger, Annelore Wied. Irene (Bergman), mulher do bem sucedido cientista Albert (Wieman) vive uma culpada relação amorosa extra-conjugal com Erich (Kreuger). A situação se complica quando ela, disposta a abandonar a relação, é chantageada por uma mulher que diz ter sido abandonada por Erich, Schultze (Mannhardt). Irene passa a viver em constante tensão e desconfia da integridade de seu amante, pois a mulher sempre sabe onde ela se encontra. Sua crescente dispersão suscita indagações de Albert, negadas terminantemente por Irene. Schultze revela, no entan

Filme do Dia: A Hash House Fraud (1915), Charley Chase

Imagem
A Hash House Fraud (EUA, 1915). Direção: Charley Chase. Com: Hugh Fay, Louise Fazenda, Fritz Schade, Harry Bernard, Billy Brockwell, Chester Conklin, Josh Binney, Fred Hubbard. Atabalhoado e intempestivo dono de restaurante (Fay) perde vários clientes. Ele briga até com o cozinheiro (Schade) e possui uma caixa coquete (Fazenda). Consegue convencer um grupo de trabalhadores a fazer refeição no restaurante. Enquanto isso chega o homem que se tornará o novo proprietário do restaurante (Bernard) com sua esposa (Brockwell). O novo proprietário flerta com a caixa, para a ira de sua esposa que se auto-emprega enquanto caixa. Quando a confusão arrisca ganhar grandes proporções a polícia é chamada. O ex-proprietário rouba um carro que se encontra estacionado diante do restaurante e é perseguido pela polícia e algumas pessoas que se encontravam no restaurante. Em meio as estripulias da perseguição, o dono do restaurante e sua caixa caem no mar. A garota é capturada, mas não o homem. Quando

The Film Handbook#97: Frank Capra

Imagem
Frank Capra Nascimento: 18/05/1897, Palermo, Sicília, Itália Carreira (como diretor): 1922-1961 C omo Chaplin , Frank Capra iniciou sua carreira no cinema como um talento cômico simples e efetivo e progrediu aos "filmes de mensagem". E, como Chaplin , o populismo de seus filmes posteriores demonstraram tanto um declínio no humor quanto preocupantes ambiguidades políticas. Após emigrar aos Estados Unidos aos seis anos,o jovem Capra passou por uma diversidade de empregos antes de se tornar cenógrafo, posteriormente montador e escritor de gags para os produtores Hal Roach e Mack Sennett. Dirigindo o cara de bebê Harry Langdon tanto em O Homem Forte / The Strong Man  quanto em Pinto Calçudo / Long Pants  - no qual um inocente estúpido triunfa sobre corruptos sofisticados - que estabeleceu a si próprio como um diretor promissor. A despeito do sucesso de seus filmes, no entanto, Capra foi demitido por Langdom, e a assinou contrato com a Columbia, um pequeno estúdio que el

Filme do Dia: Cartas do Saara (2006), Vittorio De Seta

Imagem
C artas do Saara ( Lettere dal Sahara , Itália, 2006). Direção e Rot. Original: Vittorio De Seta. Fotografia: Antonio Grambone. Música: Ismaël Lô. Montagem: Marzia Mete. Com: Djibril Kebe, Paola Ajmone Rondo, Fifi Cisse, Thierno Ndiaye. Assane (Kebe) é um refugiado senegalês que é salvo pela polícia italiana quando, juntamente com outros imigrantes, é jogado ao mar, próximo à costa. Quando se encontra em vias de ser deportado para seu país, foge e vai  de encontro a um parente que vive em situação de extrema penúria. Abandona-o para ir encontrar a prima Salimata (Cisse), hoje modelo. Porém, apesar de bem recepcionado, o fato de viver com um homem sem ser casada provoca o inconformismo de Assane que resolve partir para Turim, onde ouviu vagamente sobre condições de trabalho. Lá é auxiliado por uma professora de italiano, Caterina (Rondo), que consegue regularizar minimamente sua situação no país e transforma um jovem senegalês em seu irmão mais jovem. Porém, a violência sofrida na

Filme do Dia: Mauvaise Conduite (1984), Néstor Almendros & Orlando Jiménez-Leal

Imagem
M auvaise Conduite (França, 1984). Direção: Néstor Almendros & Orlando Jiménez-Leal. Esse documentário compila, de forma quase exaustiva, uma série de depoimentos a respeito da perseguição aos homossexuais no regime cubano, inclusive com a criação de campos específicos de prisioneiros. Ao ficar restrito sobretudo aos depoimentos, complementados ocasionalmente com uma voz over, tem-se menos um retrato mais conciso e didático desse aspecto da repressão na sociedade cubana, em si pouco explorado ainda que conhecido, do que relatos parciais que parecem ter como função básica a de denúncia testemunhal. Esses se tornam um pouco mais enfraquecidos quando não poucos dentre os depoentes levantam críticas contra elementos considerados negativos ao regime que fogem do foco em si selecionado. Dentre os aspectos curiosos se encontra o posto por um dos depoentes de que o regime perseguia sobretudo os homossexuais efeminados, sendo que os mais masculinizados ou as lésbicas sofriam menos

Filme do Dia: La Muerte de Pinochet (2011). Iván Osnovikoff & Bettina Perut

Imagem
L a Muerte de Pinochet (EUA, 2011). Direção e Rot.Original: Iván Osnovikoff & Bettina Perut. Fotografia: Pablo Valdés. Documentário que parte de alguns “personagens”, observados em filmagens durante o momento imediatamente posterior a morte de Pinochet, vários anos antes. Nesse momento posterior, eles efetuam uma tentativa de racionalização e ou comentário a respeito de suas reações. O filme se detém em apresentar seus depoimentos. A maior parte dos depoentes é de simpatizantes irrestritos a “Mi General”, como é conhecido popularmente Pinochet. O entrevistador não questiona em nenhum momento as posições sejam dos simpatizantes ou dos detratores. Ao mesmo tempo que tal opção se aproxima de uma ética contemporânea, que prefere não efetuar julgamentos sobre aqueles aos quais se relaciona, existe um evidente comodismo de apenas se “apresentar” uma realidade, sem ter a necessidade de qualquer elaboração posterior. Nesse sentido, os parcos comentários over vão apenas ajudar a sit

Filme do Dia: O Jardim Secreto (1994), Dave Edwards

Imagem
O Jardim Secreto ( The Secret Garden , EUA/Reino Unido/Irlanda, 1994). Direção: Dave Edwards. Rot. Adaptado: a partir da telepeça de Libby Hinson e do romance de Frances Hodgson Burnett. Música: Misha Segal. Montagem: Rick Hinson. Mary Lennox vive na Índia até saber, determinado dia, que se tornou órfã. Viaja então para a Inglaterra onde vai viver numa mansão vitoriana e assustadora de 100 quartos, sendo tutelada pela governanta má, a Sra. Medlock. Aos poucos passa a conhecer o garoto Dickon, de origem humilde e também seu primo Collin, que vive trancafiado em um quarto e impossibilitado de ter acesso ao mundo exterior. O tio de Mary, Archibald partiu para a Escócia. Sua distância do filho está associada a morte da mulher que amara, mãe do garoto. Mary se apaixona pelo Jardim Secreto, ao qual fica sabendo se tratar do local onde sua tia morrera. Juntos, ela e Dicon levam Collin para passear no mesmo e quando observam que o garoto apresenta sensível melhora, e seu parceiro, o mé

Filme do Dia: Iracema - Uma Transa Amazônica (1975), Jorge Bodanzky & Orlando Senna

Imagem
I racema - Uma Transa Amazônica (Brasil, 1975). Direção: Jorge Bodanzky & Orlando Senna . Rot. Original: Orlando Senna, Jorge Bodanzky & Hermano Penna. Fotografia: Jorge Bodanzky. Música: Jorge Bodanzky & Achim Tappen. Montagem: Eva Grundman e Jorge Bodanzky. Cenografia: Orlando Senna. Com: Paulo César Pereio, Edna de Cássia, Conceição Senna, Rose Rodrigues, Sidney Piñon, Elma Martins, Wilmar Nunes, Lúcio dos Santos.              Em 1970, auge do otimismo com o “milagre econômico” brasileiro, Tião Brasil Grande (Pereio), um sulista que resolveu trabalhar como transportador de madeiras na região da Transamazônica, encarna como ninguém os ideais de progresso. Em uma de suas andanças ele dá carona a uma prostituta de 15 anos, Iracema (Cássia). Quando Iracema começa a se afeiçoar ao caminhoneiro, esse a abandona em um lugarejo perdido do mapa. Iracema passa então a ter que enfrentar uma situação ainda mais instável que a vivenciada até então. Tempos depois, Tião a reen

Repente Camaleão - Marlui Miranda (1983)

Imagem
Ave Marlui Miranda, com suas composições tão inspiradas e tão necessárias em um momento triste de nossa história...como ela mesma diz na letra dessa maravilhosa canção A POESIA É TUDO AQUILO QUE ME FAZ SER UM SER VIVO BUSCANDO SER UM SER LIVRE Quantas visualizações no You Tube? 15!!!

Filme do Dia: Domésticas, O Filme (2001), Fernando Meirelles & Nando Olival

Imagem
Domésticas, O Filme (Brasil, 2001). Direção: Fernando Meirelles & Nando Olival. Rot. Adaptado: Cecília Homem de Mello, Fernando Meirelles, Renata Melo e Nando Olival, a partir da peça de Renata Melo. Fotografia: Lauro Escorel. Música: André Abujamra. Montagem: Déo Teixeira. dir. de arte: Tulé Peak & Frederico Pinto. cenografia: Cláudio Amorim. Com: Cláudia Missura, Graziella Moretto, Renata Melo, Lena Roque, Cybele Jácome, Cecília Homem de Mello, Thiago Moraes, Robson Cunha, Olívia Araújo, Roberta Garcia.                     O cotidiano de empregadas domésticas em São Paulo: Quitéria (Araújo),  nunca fica muito tempo nas casas que trabalha;  outra sonha em encontrar um príncipe encantado; Creo (Roque) religiosa e avessa aos costumes permissivos, vive a procura de Kelly (Garcia), a  filha adolescente foragida;  uma delas, Roxane  (Moretto) sonha ser modelo e trabalhar na televisão e, por enquanto, se contenta em posar para fotos eróticas; outra (Melo, também autora da p

Filme do Dia: O Baile dos Bombeiros (1967), Milos Forman

Imagem
O Baile dos Bombeiros ( Horí, má Panenko , Tchecoslováquia/Itália, 1967). Direção: Milos Forman. Rot. Original: Milos Forman, Jaroslav Papousek & Ivan Passer sob argumento de Vaclav Sasek. Fotografia: Miroslav Ondricek. Música: Karel Mares. Montagem: Miroslav Hajek. Dir. de arte: Karel Cerný. Cenografia: Vladimir Macha. Figurinos: Zdena Snajdarova. Com: Jan Vostrcil, Josef Sebánek, Josef Valnoha, Frantisek Debalka, Josef Kolb, Jan Stockl, Vratislav Cermák, Josef Rehorek. Em uma pequena cidade da Tchecoslováquia a guarnição dos bombeiros organiza uma festa para toda a comunidade local. Durante o baile ocorre um pouco de tudo, como um frustrado concurso de misses para um grupo de velhos militares oportunistas ou um incêndio na casa de um velho senhor ao lado. Organiza-se uma rifa solidária para beneficiar o velho senhor, mas todos os artigos que seriam rifados acabam sendo surrupiados. Esse, que é o primeiro filme colorido de Forman e que o projetou internacionalmente,

The Film Handbook#96: Alexander Dovjenko

Imagem
Alexander Dovjenko Nascimento: 12/09/1894, Sosnytsia, Ucrânia Morte: 26/11/1956, Moscou, União Soviética Carreira (com diretor): 1926-1948 E mbora inevitavelmente marcado pela propaganda soviética, os melhores filmes de Alexander Dovjenko são bastante diferentes daqueles de seus contemporâneos. Onde Eisenstein ,  Vertov  e Pudovkin aderiram às teorias derivadas da dialética marxista e da arte construtivista, Dovjenko mesclou simbolismo complexo e lirismo pastoral em poesia pessoal. Após uma diversidade de ocupações - escriturário, professor, artista e desenhista - Dovjenko iniciou sua carreira no cinema realizando comédias e thrillers comparativamente convencionais. Seu quarto filme, no entanto, Zvenigora > 1 provocou um sabor estranho do que viria. Com uma história bizarra e altamente elíptica que um velho conta a seus netos de um antigo tesouro em uma montanha, antes de descobrir o verdadeiro tesouro que é a revolução dos trabalhadores, move-se através de sonhos e contos

Filme do Dia: Elefante (2003), Gus Van Sant

Imagem
E lefante ( Elephant , EUA, 2003). Direção e Rot. Original: Gus Van Sant. Fotografia: Harris Savides. Montagem: Gus Van Sant. Dir. de arte: Benjamin Hayden. Com: Alex Frost, Eric Deulen, John Robinson, Elias McConnell, Jordan Taylor, Carrie Finklea, Nicole George, Brittany Mountain, Alicia Miles, Bennie Dixon, Nathan Tyson, Timothy Bottons, Matt Malloy, Kristen Hicks. John MacFarland (Robinson) chega atrasado à escola, porque tem que manter sob controle seu pai  (Bottons) bêbado. Ele liga para o irmão, enquanto passa pela habitual desconfiança do funcionário da escola, Luce (Malloy). Enquanto isso, Elias (McConnell) se preocupa com suas fotos, revelando as de um casal que tirara no parque no mesmo dia, Michelle (Hicks) é mais uma vez desprezada pelas amigas que a consideram uma “nerd”, as jovens Brittany (Moutain), Acadia (Miles) e Nicole (George) almoçam e depois vão regurgitar o almoço no banheiro e a dupla Alex (Frost) e Eric (Deulen) chegam à escola com a firme decisão d

Filme do Dia: Nerone (1909), Luigi Maggi

Imagem
N erone (Itália, 1909). Direção: Luigi Maggi. Rot. Original: Decoroso Bonifanti & Arrigo Frusta. Fotografia: Giovanni Vitrotti. Com: Alberto Capozzi, Lydia De Roberti, Luigi Maggi, Mirra Principi, Ercole Vaser, Ernesto Vaser, Serafino Vite, Mario Voller-Buzzi. Nero descarta sua esposa Octavia e se encanta por Poppea. Poppea, sabendo-se dona da situação, pede que ele assassine Octavia, o que ele logo mandará que seja feito. Morta Octavia, a população se revolta. Acuado, incendeia Roma e foge, sendo assassinado. Provável “reação” da cinematografia italiana as adaptações clássicas do film d´art francês, através de adaptações inspiradas na história da Roma Antiga que se tornaram freqüentes no cinema de então (sendo a mais famosa de todas, Cabíria , de 1914). Filmada completamente em planos abertos, narra sua história de forma tão concisa, porém igualmente esquemática – sendo a figura feminina, evidentemente, demonizada, como principal má influência sobre Nero. Visualmente a únic

Filme do Dia: Um Caminho para Dois (1967), Stanley Donen

Imagem
U m Caminho para Dois ( Two for the Road , Reino Unido, 1967). Direção: Stanley Donen. Rot. Original: Frederic Raphael. Fotografia: Christopher Challis. Música: Henry Mancini. Montagem: Madeleine Gug & Richard Marden. Dir. de arte: Marc Frederic & Willy Holt. Cenografia: Roger Volper. Figurinos: Hardy Amies, Marian Foale, Michele Posier, Mary Quant, Paco Rabanne, Clare Rendlesham, Ken Scott & Sally Tuffin. Com: Audrey Hepburn, Albert Finney, Eleanor Bron, William Daniels, Gabrielle Middleton, Claudie Dauphin, Nadia Gray, George Descriéres, Jacqueline Bisset.                         As aventuras e desventuras do casal Joanna (Hepburn) e George Wallace (Finney) em suas viagens pelo continente europeu que abrangem desde antes do casamento, as primeiras viagens improvisadas junto a insuportável família Manchester, o tédio e a monotonia do casal quando se encontra em uma situação economicamente estável, o nascimento da própria filha e a proposta de divórcio. Nesse mom

Filme do Dia: O Sétimo Selo (1957), Ingmar Bergman

Imagem
O Sétimo Selo ( Det Sjunde Inseglet ,  Suécia, 1957) Direção: Ingmar Bergman. Rot. Adaptado: I. Bergman, baseado em sua própria peça. Fotografia: Gunnar Fischer. Música: Eric Nordgren. Montagem: Lennart Wallén. Com:Gunnar Björnstrand, Bengt Ekerot, Nils Poppe, Max von Sydow , Bibi Andersson , Inga Gill, Maud Hansson, Inga Landgré, Gunnel Lindblom, Bertil Anderberg, Gunnar Olsson, Erik Strandmark.       Cavaleiro Antonius Block (Sidow), retornando das Cruzadas, ao lado de seu fiel escudeiro Jöns (Björnstrand), passa a questionar a vida que leva e ter constantes diálogos com a Morte (Ekerot), que tenta levá-lo em sua primeira investida, mas é convidada a negociar mantê-lo ou não vivo através de uma partida de xadrez. Destituído da fé vacilante que acompanha Block, seu escudeiro é extremamente pragmático e em uma conversa com um pintor de igreja (Olsson) desfia sua filosofia niilista, após algumas rodadas de vinho, enquanto seu patrão confessa como vencerá a partida de xadrez

Filme do Dia: Almost a scandal (1915), Henry Lehrman

Imagem
A lmost a Scandal (EUA, 1915). Direção: Henry Lehrman. Com: Billy Ritchie, Harry Bergman, Hank Mann, Eva Nelson, Louise Orth, John Rand. Vagabundo (Ritchie) flerta com uma mulher em um restaurante. Mal sabe ele que ela é mulher de um homem rico e gordo (Bergman), que o conhece e ocasionalmente lhe paga algo para que arranje contatos no meio feminino. O Vagabundo fala para o homem rico que irá sair com uma mulher, que vem a ser a própria. Ele vai a um restaurante em que o homem rico surge com uma parceira ocasional. Após muitas confusões, descobre que a mulher que o Vagabundo se encontra é a sua e passa a persegui-lo no restaurante e pelas ruas, até ser vencido pela engenhosidade desse. Escandalosamente próximo da persona do Vagabundo de Chaplin , o vivenciado por Billie Ritchie, mesmo tendo o benefício da dúvida dele afirmar que Chaplin foi quem o copiara do teatro não pode, no entanto, negar que Ritchie ocupou nas comédias de Lehrman, que agora fundara seu próprio estúdio e ab