Postagens

Filme do Dia: Os Amantes de Florença (1954), Carlo Lizzani

Imagem
O s A mantes de Florença ( Cronache di Poveri Amanti , Itália, 1954). Direção: Carlo Lizzani. Rot. Adaptado: Sergio Amidei, Giuseppe Dagnino, Massimo Mida & Carlo Lizzani,  a partir do romance homônimo de Vasco Pratolini. Fotografia: Gianni Di Venanzo. Música: Mario Zafred. Montagem: Enzo Alfonzi. Dir. de arte e Cenografia: Pek G. Avolio. Figurinos: Werther. Com: Gabriele Tinti, Antonella Lualdi, Marcello Mastroianni , Anna Maria Ferrero, Wanda Capadoglio, Adolfo Consolini, Giuliano Montaldo, Eva Vanicek, Mario Piloni. Florença, 1925. O jovem tipógrafo Mario (Tinti) se move para a Via del Corno para ficar próximo de sua namorada, Bianca (Vanicek). Lá, fica próximo dos anti-fascistas Ugo (Mastroianni) e Maciste (Consolini). O dono de uma pizzaria Alfredo (Montaldo),é agredido por não colaborar com os fascistas. Recém-casado com Milena (Lualdi), Alfredo convalesce no hospital. Numa de suas visitas ao enfermo, Mario se apaixona por Milena. Ugo e Maciste empreendem uma arris

Filme do Dia: Mala Noche (1986), Gus Van Sant

Imagem
M ala Noche (EUA, 1986). Direção: Gus Van Sant. Rot. Adaptado: Gus Van Sant, a partir do conto de Walt Curtis. Fotografia: John J. Campbell. Música: Creighton Lindsay. Montagem: Gus Van Sant. Com: Tim Streeter, Doug Cooreyate, Ray Monge, Nyla McCarthy, Sam Downey, Robert Lee Pitchlynn, Eric Pedersen, Marty Christiansen. Walt (Streeter), que trabalha em um pequeno comércio em Portland, apaixona-se obsessivamente por um jovem imigrante illegal mexicano, Johnny (Cooereyate), que resiste aos seus avanços e o trata com desprezo. Roberto Pepper (Monge), um outro mexicano amigo de Johnny faz sexo algumas vezes com Walt, mas tampouco se envolve emocionalmente. Os três se divertem no carro de Walt. Certo dia Johnny desaparece sem deixar rastros. Pepper, que se encontra adoentado e vai para o apartamento de Walt, é procurado pela polícia e acaba sendo assassinado. Tempos depois, Walt reencontra Johnny ocasionalmente, porém ele continua tão esquivo e derrisório a seu respeito quanto ante

Filme do Dia: Filhos da Esperança (2006), Alfonso Cuarón

Imagem
F ilhos da Esperança ( Children of Men , Reino Unido/EUA, 2006). Direção: Alfonso  Cuarón. Rot. Adaptado: Alfonso Cuarón, Timothy J. Saxton, David Arata, Mark Fergus, Hawk Ostby, baseado no romance homônimo de P.D. James. Fotografia: Emmanuel Lubezki. Música: John Tavener. Montagem: Alfonso Cuarón & Alex Rodriguez. Dir. de arte: Jim Kay, Geoffrey Kirkland, Ray Chan, Paul Inglis, Stuart Rose & Mike Stallion. Cenografia: Jennifer Williams. Figurinos: Jany Temime. Com: Clive Owen, Julianne Moore, Michael Caine, Claire-Hope Ashitey, Pam Ferris, Chiwetel Ejiofor, Peter Mullan, Charlie Hunnan, Oana Pellea. Na Londres de 2027, chocada com a morte do mais novo habitante do planeta, de 18 anos, devida a esterilidade total em que se encontram os seres humanos, Theo Faron (Owen) volta a se envolver com sua ex-esposa, Julian (Moore), terrorista de uma organização secreta que pretende fazer com que Kee (Ashitey) chegue segura ao seu destino. Julian é assassinada. Permanecendo numa

Filme do Dia: Vampiros da Meia Noite (1927), Tod Browning

Imagem
V ampiros da Meia Noite ( London After Midnight , EUA, 1927). Direção: Tod Browning. Rot. Adaptado: Waldemar Young & Joseph  Farnham, baseado no conto The Hypnotist , de Browning. Fotografia: Merritt B. Gertstad & Errol Taggart. Com: Lon Chaney, Marceline Day, Henry B. Walthall, Percy Williams, Conrad Nagel, Polly Moran, Edna Tichenor, Claude King. Após o aparente suicídio de Lord Roger Balfour (King), o Professor Edward C. Burke (Chaney), passa a comandar uma investigação que não acredita na hipótese de suicídio, afirmando que o principal culpado é justamente o sobrinho de Balfour, Arthur Hibbs (Nagel), atual pretendente da filha de Roger, Lucille (Day). Cinco anos depois, todos se tornam confusos com a aparição de dois “vampiros” em uma casa abandonada próxima.  Edward Burke se compromete em descobrir o verdadeiro culpado, fazendo valer de suas artes de hipnotismo. O enredo rocambolesco e cheio de suspeitas, seguindo o estilo Agatha Christie em que todos podem ser

The Film Handbook#88: Henri-Georges Clouzot

Imagem
Henri-Georges Clouzot Nascimento: 20/11/1907, Niort, França Morte: 12/01/1977, Paris, França Carreira (como realizador): 1942-1968 E mbora diversos dos filmes mais bem sucedidos comercialmente de Henri-Georges Clouzot tenham sido vencedores de festivais, ele é frequentemente considerado como um mero técnico, interessado nos mecanismos do suspense. Mesmo que sua visão da humanidade seja mais pessoal e consistente que a de muitos diretores menores que foram proclamados grandes artistas. Anteriormente crítico, Clouzot entrou para a indústria do cinema como roteirista e assistente das versões francesas de filmes alemães. Sua estreia na direção com O Assassino Mora no 21 / L'Assassin Habite au 21  foi um thriller semi-cômico astuto, ainda que relativamente convencional, memorável sobretudo  pelo seu uso atmosférico de  autenticamente velhos cenários de estúdio. Seu filme seguinte, no entanto, Sombra do Pavor / Le Corbeau > 1  foi uma obra-prima da misantropia: dissecando o

Filme do Dia: Tarzan Contra Nova York (1942), Richard Thorpe

Imagem
T arzan Contra Nova York ( Tarzan´s New York Adventure , EUA, 1942). Direção: Richard Thorpe. Rot. Original: Miles Connolly, Gordon Kahn & William R. Lipman a partir do argumento de Connolly e dos personagens de Edgar Rice Burroughs. Fotografia: Sidney Wagner. Música: David Snell. Montagem: Gene Ruggiero. Dir. de arte: Cedric Gibbons. Cenografia: Edwin B. Willis. Figurinos: Howard Shoup. Com: Johnny Weissmuller, Maureen O´Sullivan, Johnny Sheffield, Virginia Grey, Charles Bickford, Paul Kelly, Chill Wills, Cy Kendal, Cheeta. Tarzan (Weissmuller) e Jane (O´Sullivan) são surpreendidos pelo desaparecimento do filho adotivo do casal, Boy (Sheffield), que foi seqüestrado or inescrupulosos homens que administram um circo. Como a Justiça é lenta em recuperar o filho, Tarzan, com o consentimento de Jane, decide encontrá-lo por seus próprios meios, fugindo da polícia. Capturado pelos malfeitores, contará com a ajuda de seus amigos elefantes para sair da jaula e recapturar o filho. O

Filme do Dia: O Rosto (1958), Ingmar Bergman

Imagem
O R osto ( Ansiktet , Suécia, 1958) Direção: Ingmar Bergman. Rot.Original: Ingmar Bergman. Fotografia: Gunnar Fischer. Música: Erik Nordgren. Montagem: Oscar Rosander. Com: Max von Sydow , Gunnar Björnstrand, Erland Josephson, Ake Fridell, Naima Wifstrand, Bibi Andersson ,  Frithiof Bjärne, Tor Borong, Axel Düberg, Lars Ekborg, Bengt Ekerot, Gertrud Fridh, Oscar Ljung, Toivo Pawlo, Birgitta Pettersson, Sif Ruud, Ulla Sjöblom, Ingrid Thulin .         1846. Uma trupe de curandeiros e hipnotizadores ambulantes formada pelo Dr.Albert Vogler (von Sydow), sua esposa Manda (Thulin), disfarçada de homem, sua avó (Wifstrand), seu ajudante Tubal (Fridell) e o guia Simson (Ekborg). No meio do percurso Vogler encontra o artista decadente Spengler (Ekerot), que morre pouco depois na carruagem. Tendo interrompido sua viagem na alfândega, eles são levados a casa do Consul Vergerus (Björnstrand), que não perde a oportunidade para utilizar suas novas presas como um modelo da maléfica influ

Filme do Dia: Eu Que Parecia Gigante (2014), Thaianne Spinassi

Imagem
E u Que Parecia Gigante (Brasil, 2014). Direção e Rot. Original: Thaianne Spinassi. Fotografia: Luca Franco. Música: Adriano Guilhen, Davi Karnauchovas & Victor Fortes. Dir. de arte: Arthur Bellini. Montagem: Larissa Melo.  Com: Rafael Barbosa, Letícia Lopes, Cris Carvel .Assoberbado pela ausência da mãe (Carvel) morta, Theo (Barbosa) tenta sem sucesso, emplacar um relacionamento com Diana (Lopes) mas se afasta, partindo para morar em outro local, pois no fundo sabe que não se encontra preparado para algo do tipo. Sensível em sua simplicidade sem ser simplório , esse curta consegue dar conta ou ao menos transmitir algo da crise vivenciada por seu protagonista, independente de suas interpretações não mais que medianas e seus valores de produção modestos. Coletivo Melancia Atômica. 20 minutos.

Filme do Dia: Laura (1944), Otto Preminger

Imagem
L aura ( Laura , EUA, 1944). Direção: Otto Preminger. Rot. Adaptado: Jay Dratler, Samuel Hoffenstein & Elizabeth Reinhardt, a partir de um romance de Vera Caspery. Fotografia: Joseph LaShelle & Lucien Ballard. Música: David Raksin. Montagem: Louis R. Loeffler. Dir. de arte: Leland Fuller & Lyle R. Wheeler. Cenografia: Thomas Little. Figurinos: Bonnie Cashin. Com: Gene Tierney, Dana Andrews, Clifton Webb,  Vincent Price, Judith Anderson, Grant Mitchell, Dorothy Adams, John Dexter, Ralph Dunn. O detetive McPherson (Andrews) investiga a morte de Laura (Andrews), jovem publicitária que ganha as graças do esnobe Waldo Lydecker (Webb). Lydecker, completamente obcecado pela jovem, a afasta de todos os homens que se interessam por ela como o artista Jacoby (Dexter), destruindo o que ainda restava de reputação. Porém, a situação é diferente quando ela se agrada de fato do oportunista Shelby (Prince), amante-gigolô da tia de Laura, Ann (Anderson).  Sem conseguir avançar na

Roda viva - Chico Buarque e MPB4 (estúdio)

Imagem

Filme do Dia: Fúria Sanguinária (1949), Raoul Walsh

Imagem
F úria Sanguinária ( White Heat , EUA, 1949). Direção: Raoul Walsh. Fotografia: Ivan Goff & Ben Roberts, sob argumento de Virginia Kellog. Fotografia: Sidney Hickox. Música: Max Steiner. Montagem: Owen Marks. Dir. de arte: Edward Carrere. Cenografia: Fred M. MacLean. Figurinos: Leah Rhodes. Com: James Cagney, Virginia Mayo, Edmond O´Brien, Margaret Wycherly, Steve Cochran, John Archer, Wally Cassell, Fred Clark. O sanguinário assaltante Arthur “Cody” Jarrett (Cagney), mentor de um assalto a um trem postal que resultou em quatro mortes, entrega-se por conta de um assalto menor, conseguindo um álibi para o dia da ação no trem. No presídio torna-se amigo de Vic Pardo (O´Brien), codinome do policial infiltrado Fallon, que busca indícios de seu envolvimento com o crime. Enquanto Cody se encontra preso, sua mãe (Wycherly), figura de influência única, é assassinada por sua companheira e ex-prostituta,  Verna (Mayo), atual amante de um dos membros do bando de Cody,  Big Ed (Cochra

Isolation // John Lennon/Plastic Ono Band (Remaster) // Track 5 (Stereo)

Imagem

Filme do Dia: Abraços Partidos (2009), Pedro Almodóvar

Imagem
  A braços Partidos ( Los Abrazos Rotos , Espanha, 2009). Direção e Rot. Original: Pedro Almodóvar. Fotografia: Rodrigo Prieto. Música: Alberto Iglesias. Montagem: José Salcedo. Dir. de arte: Antxón Gomez & Victor Molero. Figurinos: Sonia Grande. Com: Penélope Cruz, Lluis Homar, Blanca Portillo, José Luiz Gomez, Rubén Ochandiano, Tamar Novas, Ángela Molina, Chus Lampreave. Vivendo como roteirista e  escritor cego Harry Craine (Homar), após abandonar seu nome real e sua profissão de cineasta, desde um acidente de automóvel 14 anos antes, quando não apenas perdeu a visão mas também sua amante Lena (Cruz), necessita acertar suas contas com o passado, após a insistência do filho do marido de sua amante, Ray X (Ochandiano), que documentou todos os bastidores da filmagem,  inclusive a relação extra-conjugal, que foram assistidas pelo marido de Lena, o poderoso empresário Ernesto Martel (Gómez). Quem também chega e faz um ajuste de contas com o  passado é sua ex-esposa, Judith (P

Filme do Dia: The Speed Kings (1913), Wilfred Lucas

Imagem
T he Speed Kings (EUA, 1913). Direção: Wilfred Lucas. Com: Ford Sterling, Mabel Normand, Teddy Tetzlaff, Earl Cooper, Roscoe “Fatty” Arbuckle, Barney Oldfield, Billy Jacobs. A jovem Mabel (Normand) está apaixonada pelo piloto de corridas Teddy Tetzlaft (Tetzlaff), embora seu pai (Sterling) quer que ela case com outro piloto (Cooper). Com o final da corrida, Mabel corre para os braços de seu amado, enquanto o pai está demasiado ocupado, brigando com o juiz da prova. Se os cortes extremamente curtos, o recorte para planos mais aproximados a determinado momento, o relativo pouco uso das cartelas e a aproximação dos personagens diante da câmera, criando recortes pouco habituais no posterior cinema clássico, são dignos de nota e parecem sugerir uma certa dinâmica nessa produção, seu absoluto desdém por qualquer construção psicológica dos personagens, direcionamento para a câmera dos mesmos, bufonaria excessiva nos choques e atritos corporais, vão apontar mais no sentido oposto, mais

The Film Handbook#87: Robert Benton

Imagem
Robert Benton Nascimento: 29/09/1932, Waxahachie, Texas, EUA Carreira (como diretor): 1972- Em anos recentes, Robert Benton tem exibido uma capacidade sutil para manipular as emoções do público através de um uso astuto de temas da ordem do dia. Em seus filmes mais inventivos, de fato, seu ouvido para diálogos engenhosos e naturalistas, assim como sua manipulação hábil dos atores se alia com uma atitude perceptiva, aprofundada e zombeteira em relação ao gênero. Um ex-jornalista, Benton primeiro escreveu filmes em colaboração com David Newman: Bonnie & Clyde , originalmente destinado a Godard   ou Truffaut , proporcionou um grande sucesso para Arthur Penn  e o sucesso da dupla com roteiros para Essa Pequena é uma Parada / What's Up, Doc?  e Superman . Porém a obra mais impressionante de Benton foi sua própria estreia na direção, Má Companhia / Bad Company > 1 , lírico e divertido western sobre um grupo de jovens servindo o exército durante a Guerra Civil buscando fama

Filme do Dia: Amor, Prelúdio de Morte (1956), Gerd Oswald

Imagem
A mor, Prelúdio de Morte ( A Kiss Before Dying , EUA, 1956). Direção: Gerd Oswald. Rot. Adaptado: Lawrence Roman, baseado no romance de Ira Levin. Fotografia: Lucien Ballard. Música: Lionel Newman. Montagem: George A. Gittens. Dir. de arte: Addison Hehr. Cenografia: James Roach. Figurinos: Evelyn Carruth & Henry Helfman. Com: Robert Wagner, Jeffrey Hunter, Virginia Leith, Joanne Woodward, Mary Astor, George Macready, Robert Quarry, Howard Petrie. Jovem e promissor universitário, Bud Carliss (Wagner), ao saber que a rica herdeira Dorothy Kingbird (Woodward) se encontra grávida, mas não pretende ter nenhum tipo de aproximação com o seu pai magnata, Leo (Macready), tenta envenená-la. Dorothy não engole as cápsulas, no entanto. No mesmo dia ele a leva ao topo de um prédio e a joga lá de cima. A irmã de Dorothy, Ellen (Leith) não se conforma com a versão da polícia e se encontra com o suspeito Dwight Powell (Quarry), que chegara a namorar Dorothy. Powell se lembra que possuía o

Filme do Dia: Filho Único (1936), Yasujirô Ozu

Imagem
F ilho Único ( Hitori Musuko , Japão, 1936). Direção: Yasujirô Ozu. Rot. Adaptado: Tadao Ikada & Masao Arata, a partir do conto de Ozu. Fotografia: Shojiro Sugimoto. Música: Senji Itô. Dir. de arte: Tatsuo Hamada. Com: Chôko lida, Shin’Ichi Imori, Masao Hayama, Yoshiko Tsubouchi, Mitsuko Yoshikawa, Chishû Riû, Tomoko Naniwa, Bakudankozo. O-Tsune (lida) é uma viúva que luta com dificuldade para conseguir enviar o filho Ryosuke (Hayama) ao ginásio e posteriormente para Tóquio. Quando ele já é um jovem adulto, O-Tsune vai visita-lo em Tóquio e o descobre casado com Sugiko (Tsubouchi) e com um filho recém-nascido, sendo professor de uma escola primária e vivendo com dificuldade. Com dificuldade, dados os seus parcos ganhos, de manter a estadia da mãe em Tóquio, Ryosuke desabafa com a mãe que havia se arrependido de ter ido para Tóquio, que preferia ter ficado com ela na província. A noite, ao encontrar sua mãe acordada, Ryosuke tem uma conversa tensa com ela, que o acusa de acomo

Filme do Dia: Nós, Meninos Pródigos (1958), Kurt Hoffman

Imagem
N ós, Meninos Pródigos ( Wir Wunderkinder , Al. Ocidental, 1958). Direção: Kurt Hoffman. Rot. Adaptado: Heinz Pauck & Günter Neumann, a partir do romance de Hugo Hartung. Fotografia: Richard Angst. Música: Franz Grothe. Montagem: Hilwa von Boro. Dir. de arte: Franz Bi & Max Seefelder. Figurinos: Elisabeth Urbancic. Com: Hansjörg Felm, Johanna von Koczian, Wera Frydtberg, Robert Graf, Elisabeth Flickenshildt, Jürgen Goslar, Liesl Karstadt, Michl Lang. Anos 1930. O jornalista Hans (Felm) vê sua situação profissional abalada gradativamente com a ascensão do Nazismo. Algo que também afeta sua vida pessoal. Apaixona-se grandemente por Vera (Frydtberg) que, numa viagem a Europa, após ter postergado o casamento com Hans para realizar seu doutorado, decide não mais voltar a Alemanha por conta da pressão em relação a seu pai.  Hans continua morando na pousada dos tempos de estudante e uma jovem dinamarquesa, Kirsten (Koczian), que havia flertado com ele em uma festa de carnaval

Filme do Dia: Outrage (2009), Kirby Dick

Imagem
Outrage (EUA, 2009). Direção e Rot. Original: Kirby Dick. Fotografia: Thaddeus Wadleight. Música: Peter Golub. Montagem: Douglas Blush & Matthew Clarke. Documentário que acompanha um grupo que se direciona contra os políticos conservadores homossexuais não assumidos que mantiveram uma plataforma política extremamente reacionária contra propostas de leis que favorecessem a comunidade gay norte-americana. A estratégia do grupo é pressionar tais deputados, apresentando pessoas do mesmo sexo que se relacionaram afetiva ou sexualmente com eles. Que não se espere nenhuma ousadia estética. Esse documentário, como aliás toda a corrente que busca uma maior viabilidade em termos de distribuição e contato com o público, centra-se basicamente no tema que se propõe – e seu realizador Kirby Dick, ao longo de sua filmografia, de certa forma representou exatamente isso, trabalhando habitualmente com temas polêmicos. Dick diferencia-se, por exemplo, de Michael Moore, ao apresentar um docum

Filme do Dia: O Maestro (1980), de Andrzej Wajda

Imagem
O M aestro ( Dyrygent , Polônia, 1980). Direção: Andrzej Wajda. Rot. Original: Andrzej Kijowski. Fotografia: Slawomir Idiziak. Montagem: Halina Prugar-Ketling. Dir. de arte: Allan Starski. Cenografia: Maria Osiecka-Kuminek. Figurinos: Wieslaka Starska. Com: John Guielgud, Krystyina Janda, Andrzej Sewerin, Jan Ciecirski, Maria Seweryn, Jósef Fryzlewicz, Janusz Gajos, Mary Ann Krasinski.         Jan Lasocki (Guielgud), célebre maestro polonês radicado há muitos anos nos Estados Unidos, decide retornar para sua província natal, provocando uma situação de conflito na vida familiar e profissional do atual maestro local, Adam (Seweryn) e sua esposa Marta (Janda), violinista. O reconhecimento do valor dos músicos da orquestra e o incentivo de Lasocki fazem com que a excessiva exigência de Adam demonstre ainda mais sua própria insegurança. Por outro lado, o fascínio de Marta por Lasocki, que fora apaixonado e rejeitado pela mãe de Marta, faz com que Adam entre em profunda crise de