Filme do Dia: Bacalhau (1975), Adriano Stuart

Resultado de imagem para bacalhau 1975 adriano stuart

Bacalhau (Brasil, 1975). Direção e Rot. Original: Adriano Stuart. Fotografia: J. Marreco. Música: Beto Strada. Montagem: Roberto Leme. Dir. de arte: Luís Victor Rosa. Com: Hélio Souto, Dionísio Azevedo, Maurício do Valle, Adriano Stuart, Marlene França, Helena Ramos, Fábio Rocha, David Neto, Canarinho, Matilde Mastrangi.
Um peixe assassino começa a fazer vítimas no litoral paulista. Breda (Souto), o delegado e Petrônio (Azevedo), o prefeito possuem visões distintas. Enquanto o delegado pretende avisar a população, o prefeito, temeroso do impacto no turismo local, mantém-se terminantemente contra. Um oceanógrafo português é convidado para descobrir sobre o que se trata e ele descobre se tratar de um bacalhau da Guiné. Inicia-se então a caçada ao animal.

Essa anêmica pornochanchada, evidente sátira do então mais que recente Tubarão (1975), de Spielberg, procura extrair humor da própria precariedade, tal como as chanchadas já o haviam feito duas décadas antes. É fato que poucas vezes consegue. No entanto, bem que procura explorar desde as patéticas interpetações até os precários valores de produção, assim como as toscas movimentações da câmera e o enredo que, de fato, não passa de uma  interminável sucessão de tentativas de gags que não funcionam pela absoluta mediocridade e ausência de criatividade.  Como é comum no gênero não faltam as personagens do gay caricato e da amante ardente. Não bastando as  constantes alusões ao filme de Spielberg, Tubarão chega a ser referido literalmente assim como outras “sensações” da época, tais como os filmes-catástrofes Terremoto e Inferno na Torre. Em termos de exploração de nudez, o filme é até bastante pudico, mesmo para os padrões da época. Omega Filmes. 90 minutos. 

Comentários

  1. Devo confessar que esse é meu filme brasileiro favorito, ainda bem que não tinha Funk nos anos 70

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar