Postagens

Mostrando postagens de abril, 2015

Oscars 2015: Italian Media, Viewers Criticize "In Memoriam" Snub of Francesco Rosi

Somente hoje, com alguns meses de atraso, soube da morte do grande realizador italiano Francesco Rosi, mestre de um cinema de preocupações políticas. Sem conseguir copiar o interessante obituário que li sobre ele em The Guardian, transcrevo abaixo uma matéria postada sobre a esnobada totalmente desmerecida que a Academia de Hollywood deu ao não inclui-lo em sua homenagem as personalidades do cinema falecidas recentemente. ***** T he Academy Awards' annual "in memoriam" tribute on Sunday night left out a man who is widely considered one of Italy’s greatest directors,   Francesco Rosi . The snub, which came in addition to snubs of the likes of Elaine Stritch  and  Joan Rivers , drew criticism in the Italian media. Italy’s  Cinecitta News  commented that Rosi was forgotten by the Academy.  Rai News  also ran a story about the snub and used the headline “Oscar Shame.”  La Repubblica  and  Il Messaggero  called the oversight a gaffe. And numerous people on Twitter, who we
Imagem

Filme do Dia: Une Idylle à la ferme (1912), Max Linder

Imagem
Une Idylle à La Ferme (França, 1912). Direção e Rot. Original: Max Linder . Com: Max Linder e Suzy Depsy. A comicidade do filme gira em torno da contraposição entre o dandismo do personagem de Linder e os modos rústicos que requerem uma vida voltada para uma fazenda – já que o dândi pretende se engajar com a filha de um fazendeiro. O estilo de Linder é bem mais discreto do que os burlescos norte-americanos e talvez uma maior ênfase no caráter desastrado de seu personagem (com resultados positivos, diga-se de passagem, ao menos para o olhar contemporâneo) já seja uma rendição a influência do burlesco anglo-saxão na França, em filmes posteriores como Coiffeur par Amour (1915). Os planos dos filmes de Linder são incomparavelmente mais longos do que os norte-americanos realizavam contemporaneamente, demonstrando o estilo diferenciado de filmagem europeu, onde a encenação ganha ascendência sobre a montagem. Em termos visuais, o resultado é bem menos sofisticado do que as produções d

Crosby, Stills, Nash & Young - Woodstock

Imagem

Filme do Dia: Beijos Roubados (1968), François Truffaut

Imagem
Beijos Roubados ( Baisers Volés , França, 1968). Direção:  François Truffaut. Rot. Original: François Truffaut, Claude de Givray &  Bernard Revon. Fotografia: Denys Clerval. Música: Antoine Duhamel. Montagem: Agnès Guillemot. Dir. de arte: Claude Pignot. Com: Jean-Pierre Léaud ,  Claude Jade, Daniel Ceccaldi,  Claire Duhamel, Delphine Seyrig ,  Michel Lonsdale,  Serge Rousseau,  Harry-Max,  André Falcon,  Catherine Lutz,  Jacques Rispal,  Martine Brochard.        Dispensado do serviço do Exército, por instabilidade emocional, Antoine Doinel (Léaud) vai diretamente a um prostíbulo. Depois  vai procurar a família protetora, os Darbon. Enquanto a mãe lhe conta que Christine (Jade), sua filha e objeto do amor de Doinel se encontra viajando com amigos, Lucien Darbon (Ceccaldi), liga para um amigo afim de que encontrem uma vaga como porteiro para o jovem. Doinel, acaba não se mantendo durante muito tempo no hotel, já que permite que a Sra. Colin (Brochard) seja pega em adultério p

Filme do Dia: O Desafio (1965), Paulo César Saraceni

Imagem
O Desafio (Brasil, 1965) Direção e Roteiro: Paulo César Saraceni. Fotografia: Guido Cosulich. Montagem: Ismar Porto.  Cenografia: José H. Belo. Com: Isabela, Oduvaldo Vianna Filho, Gianina Singulani, Sérgio Britto, Luiz Linhares, Joel Barcellos, Hugo Carvana, Maria Bethânia.         Ada (Isabela) e Marcelo (Filho) se encontram em um carro mudos. Pouco a pouco iniciam um diálogo. Marcelo demonstra sua insatisfação com o rumo que as coisas vão tomando no país após o golpe militar. Fala de um colega  seu da redação da revista em que trabalha que foi despedido e quando procurou o motivo, foi acusado de ser subversivo. Ada procura encontrar o motivo da crescente inquietação de Marcelo no trabalho, mas este descarta dizendo que se encontra entusiasmado com o mesmo. Logo ficamos sabendo que Marcelo é amante de Ada, enquanto seu marido é o empresário Mário (Britto), que se encontra preocupado com a crescente insatisfação da esposa, não se importando com suas amizades de esquerda, desde

Filme do Dia: A Solidão de uma Corrida Sem Fim (1962), Tony Richardson

Imagem
  A Solidão de uma Corrida Sem Fim ( The Loneliness of the Long Distance Runner , Reino Unido, 1962). Direção: Tony Richardson. Rot. Original: Alan Sillitoe, baseado em seu próprio argumento. Fotografia: Walter Lassally. Música: John Addison. Montagem: Antony Gibbs. Dir. de arte: Ralph W. Brinton. Figurinos: Sophie Harris. Com: Tom Courtenay,  Michael Redgrave , Avis Bunnage,  Alec McCowen,  James Bolam,  Joe Robinson, Dervis Ward, Topsy Jane,  Julia Foster,  Peter Madden, Philip Martin.         Colin Smith (Courtenay) é um jovem proletário sem maiores perspectivas de futuro. Seu pai (Madden), operário, convalesce de uma doença cardíaca terminal, enquanto sua mãe (Bunnage) não se constrange em trazer o amante para casa antes mesmo da morte do marido. Smith se refugia desse cotidiano cinzento planejando pequenos delitos com o amigo Brown (McCowen), conhecendo Audrey (Jane). Juntamente com Brown, Audrey e Gladys (Foster), amiga de Audrey e namorada de Brown, partem para umas pequena

Filme do Dia: L'Ange de Noël (1904), Georges Méliès

Imagem
L’Ange de Noël (França, 1904). Direção: Georges Méliès. Garota é incentivada por seu desesperado pai, preocupado com a saúde da mãe e das finanças familiares, a buscar dinheiro na rua, esmolando. Ela tenta em vários locais sem sucesso e sendo sucessivamente espezinhada seja pelas pessoas que pede, seja por outros pedintes. Estafada, cai sobre a neve sendo acolhida por um rico casal, que se apieda de sua situação e a leva, juntamente com bastante comida e a quitação das dívidas do aluguel para a casa de seus pais, onde a mãe já reestabelecida, juntamente com o pai,  preocupava-se intensamente com qual teria sido seu destino. Essa produção é pouco evocativa do estilo do realizador, não apenas pelo grande encadeamento dos fatos narrados, inclusive para os padrões de realizadores mais próximos de se dedicarem a um cinema menos afeito a tirar partido primordialmente de seus efeitos, como por seu teor melodramático, antecipador de luminares futuros do estilo em sua sentimentalidade e

Chile pune barão da mídia. No Brasil...

Imagem
O Tribunal de Ética e Disciplina do Colégio de Jornalistas do Chile aprovou nesta semana a expulsão de Augustín Edwards Eastman, 87 anos, proprietário do Grupo El Mercurio, que controla os jornais El Mercurio e La Segunda e outros veículos de comunicação no país. O poderoso império é parceiro da Globo no Grupo de Diários da América (GDA), que reúne os barões da mídia da América Latina. O empresário foi expulso do Colégio de Jornalistas por apoiar o golpe militar e a sanguinária ditadura no Chile, que torturou e matou milhares de opositores. Segundo a entidade, a decisão é "histórica". Há farta documentação que comprova que o empresário Augustín Edwards recebeu, no início dos anos 1970,  dinheiro da famigerada CIA para desestabilizar o governo eleito democraticamente de Salvador Allende. "As suas ações ajudaram a implementar o golpe de estado em 11 de setembro de 1973", afirma o órgão dos jornalistas. Na sequência, os seus veículos de comunicação, em especial o

Filme do Dia: Charlotte et son Jules (1960), Jean-Luc Godard

Imagem
Charlotte et son Jules (França, 1960). Direção e Rot. Original: Jean-Luc Godard. Fotografia: Michel Latouche. Música: R. Monsigny. Montagem: Cécile Decugis & Jean-Luc Godard. Com: Jean-Paul Belmondo, Anne Collette, Gérard Blain. Charlotte (Collette) retorna ao apartamento de seu antigo namorado, Jean (Belmondo) e ele cria expectativas de que, esteja, na verdade, retornando para ele, quando de fato, apenas veio pegar a sua escova de dentes e seu novo namorado (Blain) a espera do lado de fora do prédio. Curta que Godard realizou provavelmente antes de Acossado , embora tenha sido lançado posteriormente. Aqui, ao contrário de Charlotte et Véronique , o projeto se encontra ainda mais vinculado ao controle de Godard (no outro o roteiro era de Rohmer , o que dava uma estranha configuração de uma trama bem rohmeriana mas filmada no estilo mais próximo de Godard ). Porém, se o resultado pode ser observado como um ensaio para uma das mais célebres sequencias de seu primeiro longa, a

The Film Handbook#20: John Ford

Imagem
"Ok Sir?" Wyatt Earp (Henry Fonda) contempla a aparência de seu corte antes de ir ao curral em Paixão dos Fortes , de Ford John Ford Nascimento:  1/02/1895, Elizabeth, Maine, EUA Morte : 13/08/1973, Palm Desert, Califórnia, EUA Ao retratar, ao longo de uma longa e prolífica carreira, a história dos Estados Unidos das guerras revolucionárias à Segunda Guerra Mundial, Sean Aloysius O'Feeney (seu nome de batismo) continuamente recorreu a uma forma de lenda profundamente pessoal e nostálgica. Se não há dúvida de sua importância para o desenvolvimento do western, sua singularmente sentimental e poética glorificação da conquista branca do deserto americano é tanto pitoresca quanto reacionária. Filho de pais irlandeses, Ford se uniu ao seu irmão-diretor Francis em Hollywood em 1914, sendo dublê, atuando e sendo assistente de figuras como Dwan  e Griffith   (de cujo O Nascimento de uma Nação ele aparece como um dos cavaleiros da Ku Klux Klan). Em 1917 ele passou à dir

Filme do Dia: Papai Pernilongo (1955), Jean Negulesco

Imagem
Papai Pernilongo ( Daddy Long Leggs , EUA, 1955). Direção: Jean Negulesco. Rot. Adaptado: Henry & Phoebe Ephron, baseado na peça de Jean Webster. fotografia: Leon Chamroy. Música: Alex North. Montagem: William Reynolds. Dir. de arte: John De Cuir & Lyle R. Wheeler. Cenografia: Paul J. Fox & Walter M. Scott. Figurinos: Tom Krogh & Kay Nelson. Com: Fred Astaire , Leslie Caron, Terry Moon, Thelma Ritter , Fred Clark, Charlotte Austin, Larry Keating, Kathryn Givney. Jarvis Pendleton III (Astaire) é um excêntrico milionário norte-americano que viaja para a França à negócios e apaixona-se pela orfã Julie Andre (Caron), que possui idade de ser sua filha. Evitando qualquer boato maldoso, Jarvis oferece uma bolsa para a garota estudar nos EUA, porém mantendo-se incógnito. Julie passa a chamar seu protetor anônimo de Papai Pernilongo, a partir do vago retrato que escuta das crianças no orfanato. Ela passa a escrever cumpulsivamente para seu benfeitor, porém quem lê as cartas

Filme do Dia: O Mistério de Oberwald (1980), Michelangelo Antonioni

Imagem
O Mistério de Oberwald ( Il Mistero de Oberwald , Itália/Alemanha, 1980). Direção: Michelangelo Antonioni. Rot. Adaptado: Michelangelo Antonioni & Tonino Guerra, baseado na peça L'Aigle a Deux Tetes , de Jean Cocteau. Fotografia: Luciano Tovoli. Música: Guido Turchi. Montagem: Michelangelo Antonioni & Francesco Grandoni. Figurinos: Vittoria Guaita. Com: Monica Vitti, Franco Branciaroli, Paolo Bonacelli, Elisabetta Pozzi, Luigi Diberti, Amad Saha Alan. A Rainha (Vitti) de um país não identificado da Europa, afastada da vida pública desde o assassinato do Rei, volta a manifestar interesse pelo poder com a chegada de Sebastian (Branciaroli) a uma de suas residências, Oberwald. Enviado para assassina-la, Sebastian, poeta anarquista que possui grande semelhança física com o falecido marido, desmaia quando a encontra. Apaixonada e influenciada por Sebastian, a Rainha decide transferir Edith de Berg (Pozzi) para os serviços da Arquiduquesa, sua rival, ao mesmo tempo que orden

Filme do Dia: Asas do Desejo (1987), Wim Wenders

Imagem
A sas do Desejo ( Der Himmel über Berlim , Alemanha Ocidental/França, 1987) Direção: Wim Wenders. Rot.Original: Peter Handke & Wim Wenders. Fotografia: Henri Alekan. Música: Jürgen Knieper. Montagem: Peter Przygodda. Com: Bruno Ganz, Solveig Dommartin, Otto Sander, Curt Bois, Peter Falk, Hans Martin Stier, Elmar Wilms, Sigurd Rachmann, Beatrice Manowski, Lajos Kovács, Laurent Petitgand, Chick Ortega, Peter Werner, Nick Cave.          Dois anjos, Cassiel (Sander) e Damiel (Ganz) sobrevoam os céus de Berlim a procura de pessoas solitárias e desesperadas a quem consolar, seja no metrô, biblioteca, trânsito ou apartamentos, eles ouvem todas as situações de conflito e angústia por que passam. As crianças são as únicas que os vêem. Em sua jornada, interessam-se aos poucos por locais e pessoas em particular. Assim Cassiel acompanha por longo tempo as visitas do velho Homer (Bois) à biblioteca, suas reflexões sobre a vida na época da guerra, assim como suas caminhadas por trechos de
Imagem
Operário desce a escada provisória na construção da cúpula do Senado

Filme do Dia: Histórias Cruzadas (2011), Tate Taylor

Imagem
Histórias Cruzadas ( The Help , EUA, 2011). Direção: Tate Taylor. Rot. Adaptado: Tate Taylor, a partir do romance de Kathryn Stockett. Fotografia: Stephen Goldblatt.Música: Thomas Newman. Montagem: Hughes Winborne. Dir. de arte: Mark Ricker & Curt Beech. Cenografia: Rena DeAngelo. Figurinos: Sharen Davis. Com: Emma Stone, Viola Davis, Bryce Dallas Howard, Octavia Spencer, Jessica Chastain, Cicely Tyson, Sissy Spacek, Mike Vogel, Ahna O’Reilly, Mary Steenburgen. No início dos anos 60, numa pequena cidade do Mississipi, no sul dos Estados Unidos, Skeeter (Stone) é uma garota branca que, traumatizada com a demissão de sua ama de infância na época da universidade leva a frente o difícil projeto de reunir todas as domésticas negras da região, para que contem seus testemunhos, para sua posterior publicação sobre o formato de livro. As duas únicas mulheres que inicalmente concordam são Aibileen (Davis) e Minny Jackson (Spencer). As humilhações e sofrimentos cotidianos vivenciados pel

Filme do Dia: Beleza Americana (1999), Sam Mendes

Imagem
B eleza Americana ( American Beauty , EUA, 1999). Direção: Sam Mendes. Rot. Original: Alan Ball. Fotografia: Conrad L. Hall. Música: Thomas Newman &  Pete Townshend. Montagem: Tariq Anwar & Christopher Greenbury. Dir. de arte: Naomi Shohan & David Lazan. Cenografia: Jan K. Bergstrom. Figurinos: Julie Weiss. Com: Kevin Spacey, Annette Bening, Thora Birch, Wes Bentley, Mena Suvari, Peter Gallagher, Chris Cooper, Allison Janney.          Lester Burnham (Spacey) aparentemente vive tranquilo com sua família em um subúrbio bem razoável de uma cidade americana. Porém dentro de casa a realidade demonstra ser um pouco mais caótica. Insatisfeito sexualmente com a esposa, que apenas pensa em negócio, com a filha, que afirma que não lhe dá atenção e no trabalho, só conseguindo ter prazer ao longo do dia ao masturbar-se no chuveiro. Pede sua demissão e vai trabalhar em um fast food. Enquanto isso a filha, Jane (Birch) interessa-se pelo novo vizinho, o excêntrico Ricky Fitts (Bentl

Kenneth Anger: 'No, I am not a Satanist'

Imagem
T he gallery is so tiny I think I've walked into somebody's front room. A 10-minute film plays on a loop. Weirded-out rock stars who look like Mick Jagger, or who are Mick Jagger, preen, strut and do their late-1960s satanic thing. White dots form a pyramid on a black background, naked boys lounge on a sofa, marines jump from a helicopter. There's a cat, a dog, an all-seeing Egyptian eye, people smoking dope out of a skull. A synthesiser makes an unbearable noise. There are no words, no story. Around the screen, in London's Sprüth Magers gallery, a bunch of 21st-century trendies and stoners are watching this film, called Invocation of My Demon Brother, in awe, their ages ranging from late teens to late 80s. Next door, hallucinogenic photographs eyeball you from the wall. You walk in, you walk out – and the show's all over in a flash. It can only mean one thing. Kenneth Anger is back in town. Anger is a Hollywood legend. He has created some of the most distur